Rede acadêmica do movimento NL&D faz novo evento

A rede de pesquisadores do movimento “New Law & Development” (NL&D), articulada e liderada por David Trubek, realizará em São Paulo, no início de agosto de 2019, mais um evento, com apoio de várias entidades de fomento e com endosso institucional da rede WINIR (World Interdisciplinary Network for Institutional Research). O título do evento é “Law and Development – New Institutional Approaches from the Global South”.

A rede NL&D tem realizado alguns eventos ao longo dos últimos anos, com esforço para envolver pesquisadores sobretudo do Brasil, mas também de outros países do Sul global. Desta vez, chamam atenção três novidades que constam da programação: 

  1. A rede teve sucesso em receber a adesão de Katharina Pistor (Columbia University), que acaba de lançar o livro The Code of Capital, uma obra que tem despertado muito interesse entre pesquisadores atentos às interfaces entre a economia e instituições jurídicas (especialmente os mercados financeiros). Para quem tiver interesse, aqui vai o link para uma resenha do livro.
  2. No evento, no dia 6-agosto, haverá um painel com trabalhos de orientação sociológica/antropológica, no qual participarão autores com pesquisa em sociologia e/ou antropologia econômica e relações com o direito.
  3. No mesmo dia (6-agosto) haverá um painel sobre regulação financeira, com participação da economista Daniela Prates (Unicamp), cuja pesquisa sobre o caráter hierárquico do sistema monetário internacional tem convergências com trabalhos de K. Pistor.

A segunda novidade, mencionada acima, indica o surgimento de novas ênfases nas formulações e discussões desenvolvidas pela rede liderada por Trubek. Essas novas ênfases apontam para uma maior abertura interdisciplinar do direito (na pauta das discussões do NL&D) para ampliar o diálogo com a sociologia econômica, abordando, a partir de agora, questões que vão além dos temas mais batidos da sociologia jurídica de Weber, já presentes há décadas na literatura do direito crítico. Por outro lado, a presença, na programação, de trabalhos relativos a temas nas áreas de finanças e regulação financeira também representa uma ampliação do escopo das pesquisas e discussões desenvolvidas pela rede NL&D até recentemente.

Ao GDES e seus pesquisadores, cujas formulações convergem parcialmente com as da rede NL&D, interessará acompanhar o evento e especialmente as novidades presentes em sua programação.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: