Documentário (vídeo) sobre a ‘City’ de Londres

Quem se interessa em pesquisar as relações entre direito e economia no mundo contemporâneo certamente considerará proveitoso assistir ao documentário The Spider’s Web: Britain’s Second Empire (A Teia da Aranha: O Segundo Império Britânico), lançado em 2017. Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo.

O documentário faz uma exposição do crescimento da influência da City of London (o distrito financeiro de Londres) após o declínio do império britânico e suas relações coloniais. Há uma ênfase no surgimento de jurisdições opacas (secrecy jurisdictions) que se desenvolveram em várias partes do mundo, em especial após a Crise do Canal de Suez, em 1956. A partir daí, segundo o filme indica, uma “teia” de relações financeiras pouco “visíveis” e geridas com ajuda da City espalhou-se pelo mundo. O documentário mostra, também, que a City tem sua própria jurisdição especial, em separado do direito inglês mais geral (common law of the land) e também seus próprios rituais institucionais.

Dada a importância das relações entre a economia real com a economia monetária, que são cruciais para a efetividade dos direitos subjetivos (incluindo os direitos humanos e fundamentais), e considerando ainda que tais relações adquirem um formato  institucional conspícuo por meio de contratos e relações intercontratuais, conforme reconhece a Análise Jurídica da Política Econômica (AJPE) (ver aqui), o conteúdo do documentário referido será de especial interesse para o(a)s pesquisadore(a)s do GDES.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: