Novo artigo analisa a ‘Guerra dos Pneus’

Foi publicado no corrente mês (nov.-2016) o artigo “Relevância Jurídica dos Encadeamentos Decisórios e Outros Processos Transfronteiriços: O Exemplo de seu Impacto sobre Barreiras Comerciais Brasileiras na ‘Guerra dos Pneus'”, de autoria de M. F de Castro e Hugo Pena. O artigo está disponível na revista Quaestio Juris, da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (link aqui).

Empiricamente, o artigo focaliza conflitos de interesse que foram tratados juridicamente sob diferentes ângulos e jurisdições (justiça federal brasileira, Mercosul, Organização Mundial do Coméricio). O trabalho também explora conceitos recentes, que se tornam relevantes para a análise jurídica contemporânea, entre os quais:

  • freios e contrapesos parcialmente internacionalizados
  • ordenações jurídicas transnacionais
  • deflexão monetária interportfólio
  • indicadores globais

O resumo do artigo é o seguinte:

Análises jurídicas convencionais de políticas públicas locais são comumente feitas mediante abordagens formalistas do ordenamento doméstico. Este artigo propõe que tais abordagens apresentam “pontos cegos”, limitações analíticas quanto aos processos de determinação e estrutura de normas jurídicas correlatas à formulação de políticas públicas. O estudo toma como exemplo a análise de uma política comercial de restrição a importações de pneus automotivos, aplicada no Brasil desde a década de 1990. Os conflitos que se desenrolaram a partir da aplicação desta política, que ficaram conhecidos como “guerra dos pneus”, exemplificam a relevância de encadeamentos decisórios que envolvem interações e tensões entre espaços domésticos e transfronteiriços. O trabalho argumenta que encadeamentos como estes podem ser incorporados ao discurso jurídico por diferentes expedientes intelectuais. Dentre as diversas possibilidades, o artigo aborda aspectos da noção de “freios e contrapesos parcialmente internacionalizados”, do referencial das ordenações jurídicas transnacionais e da categoria de deflexão monetária interportfolio. A relevância dos encadeamentos decisórios transfronteiriços também motiva a discussão sobre o expressivo papel de indicadores globais na determinação normativa, a caracterizar outro ponto cego nas abordagens jurídicas convencionais sobre a formulação de políticas locais.

Os membros do GDES se interessarão em ler e debater esse trabalho, que aborda tema de relações internacionais adotando a perspectiva da Análise Jurídica da Política Econômica (AJPE).

 

 

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: