Políticas convencionais não estão funcionando: economistas pedem ‘plano B’ para a Inglaterra

Cerca de uma centena de professores de economia de universidades britânicas, encabeçados por Ha-Joon Chang (Universidade de Cambridge), publicaram recentemente uma ‘carta aberta‘ ao governo inglês, pedindo que um novo modelo de política econômica seja adotado o quanto antes. Os economistas criticam o governo da Inglaterra por desprezar evidências mais do que claras de que o atual modelo (conservador) não está funcionando. Tais evidências, como dito na carta, são informações e pronunciamentos de diversas entidades importantes, tais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Institute for Fiscal Studies (IFS) e a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O “plano B” mencionado pelos economistas repousa sobre algumas ideias não muito complexas, e que poderiam ser adotadas, sem grandes dificuldades, caso houvesse interesse político, que até agora tem faltado ao atual governo. As ideias básicas do “plano B” são:

  • Reversão nos cortes de gastos do Estado para proteger empregos no setor público;
  • Canalizar os estímulos da atual política monetária emissionista (chamada “relaxamento quantitativo“) para um conjunto de políticas ambientais, conhecidas como green new deal;
  • Instituição de um imposto sobre transações financeiras (uma espécie de CPMF), com receitas canalizadas para investimentos relacionados ao green new deal;
  • Criação de de um banco de investimento do Estado inglês (algo como um BNDES britânico) para financiar investimentos também relacionados ao green new deal.

É pena que os juristas, sendo tipicamente destituídos de categorias analíticas próprias e suficientes para lidar com as relações entre o púbico e o privado, não tenham como se pronunciar responsavelmente sobre como construir estas ou semelhantes alternativas.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: