Para além das análises neo-clássicas e marxistas

O blog Liberdade Política (LP) chama atenção para recente palestra do prof. Duncan Kennedy (Faculdade de Direito da Harvard University), proferida na Uniandes, em Bogotá (ver aqui). A palestra está em vídeo, espelhado do Youtube. Por conveniência, o vídeo está espelhado aqui abaixo também.

A palestra de Kennedy (cujas publicações podem ser acessadas aqui) aborda as relações entre a análise econômica e a análise jurídica. O título da palestra é: ‘La relación entre los estudios de derecho y economía’.

Um dos pontos enfatizados pelo professor é que os dois tipos de análise jurídica, desenvolvidos desde o segundo pós-guerra, e que oferecem as principais alternativas para os juristas interessados nos aspectos econômicos da realidade social — a saber, de um lado, as análises com base em pressupostos da economia neo-clássica (este seria o caso da chamada Análise Econômica do Direito, propagada por autores como Richard Posner), e, de outra parte, as análises com fundamentos marxistas — tiveram resultados que o palestrante classifica de catastróficos. E Kennedy exorta a atual geração de juristas a elaborar um caminho analítico que seja alternativo às duas opções fracassadas.

Conforme sugerido pelo blog LP, este é o caso da AJPE — sobre a qual ver texto aqui (primeiro artigo do volume); e alguns argumentos preliminares aqui.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Ver neste blog as matérias (possivelmente) relacionadas:

One Response to Para além das análises neo-clássicas e marxistas

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: