Impostos menores em bela paisagem atraem empresas

As paisagens nas regiões dos lagos suíços são conhecidas por sua impressionante beleza. Combinada a esta beleza, a política de cobrar menos impostos de empresas multinacionais que venham se instalar ali torna-se um atrativo e tanto.

Este é o tema do vídeo, de quatro minutos e meio, da plataforma swissinfo — ver aqui. A reportagem noticia que empresas como Nissan, Yahoo e Chiquita mudaram sua sede européia para a cidade de Rolle, na região do Lac Leman, para pagar menos impostos. Um exemplo de discrepância mostrado no vídeo refere-se ao fato de que empresas que pagam 23% de impostos na Bélgica passam a pagar quase um décimo disso, quando mudam seu domicílio fiscal (não necessariamente as suas operações, o seu comércio) para a Suíça. Mas a reportagem também mostra que a União Européia tem se incomodado com esta política e faz pressões para que o governo suíço deixe de conceder tais benefícios a empresas estrangeiras.

Enfim, este é mais um exemplo de como a multiplicidade de jurisdições territoriais e as diversas políticas tributárias de diferentes governos pode ter efeitos sobre a configuração de parâmetros que definem a rentabilidade de ativos — e portanto a configuração da propriedade — em diferentes situações e locais. Como isto contribui ou impede a promoção de fins de justiça econômica é um tema que interessa à Análise Jurídica da Política Econômica (AJPE).

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Veja matérias conexas neste blog:

Vídeo mostra protesto contra paraísos fiscais

Injustiça tributária e ensino jurídico

Supremo paraíso

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: