Dois vídeos interessantes: diagnóstico para o desenvolvimento e verdades sobre o QE2

Uma palestra e uma entrevista em vídeo. A palestra é quase uma aula sobre concepções a respeito de como devem os economistas proceder diante do desafio de recomendar medidas destinadas a estimular o desenvolvimento. A entrevista é sobre aspectos, nem sempre ressaltados, do chamado “relaxamento quantitativo” adotado pela autoridade monetária dos Estados Unidos (EUA) em uma segunda rodada, também referido, em forma abreviada na sigla em inglês, como “QE2”.

A palestra-aula é do professor Dani Rodrik (ver aqui), proferida há pouco mais de um mês (14-out-2010) no Williams College nos EUA. Nesta palestra-aula, Rodrik defende que os economistas e autoridades não devem encarar o desafio do desenvolvimento com base em receitas prontas. Ou seja: não devem abordar a realidade já munidos de idéias pré-concebidas sobre as medidas (políticas públicas) a serem adotadas. Ao contrário, devem, antes de pensar nas medidas, procurar fazer um diagnóstico de quais os problemas devem ser enfrentados no caso concreto. Esses problemas podem ser múltiplos e de muitos tipos diferentes, e podem variar de país para país. O pluralismo de caminhos institucionais para o desenvolvimento econômico e social é o que Rodrik e seus colaboradores vêm defendendo. E é tema de um livro de Rodrik traduzido este ano para português (ver aqui).

A entrevista sobre o QE2 foi dada pela financista e consultora Yves Smith, que escreve para o blog Naked Capitalism. O vídeo da entrevista pode ser acessado aqui. Na entrevista, Yves Smith insiste em que o programa QE2 atendeu sobretudo aos interesses dos grandes bancos de investimentos de Wall Street. O texto (transcrição) da entrevista está publicado na mesma página-web do vídeo, de modo que as perguntas e respostas podem ser lidas com calma.

Para os juristas interessados em como pensar as relações entre direito e desenvolvimento, vale a pena procurar perceber as convergências que possivelmente existem entre trabalhos como os de Rodrik e as posições de Unger sobre as relações entre o Direito e o Futuro da Democracia.

Por outro lado, os juristas que  se interessam em explorar, no âmbito da problemática direito/desenvolvimento, o papel das finanças e das políticas monetárias (incluindo políticas de juros, crédito, câmbio, regulação bancária, cooperação monetária internacional, etc.) podem procurar entender como  a economia real e a monetária se engastam por meio de agregados contratuais, conforme sugere a Análise Jurídica da Política Econômica (AJPE).

One Response to Dois vídeos interessantes: diagnóstico para o desenvolvimento e verdades sobre o QE2

  1. brammf says:

    O livro citado no post está também aqui:

    http://www.law.harvard.edu/faculty/unger/english/whatsa.php

    Abrs., Marcelo

    Like

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: