Estudo mostra riqueza desigual no mundo

O Crédit Suisse, um dos maiores bancos privados com operações globais, publicou recentemente o que descreveu como “o mais abrangente estudo já produzido sobre a riqueza no mundo” (ver aqui). O estudo foi realizado com a ajuda dos professores Anthony Shorrocks e Jim Davies e tem o título: “Relatório Global sobre a Riqueza”.

Muitos são os dados sobre a distribuição da riqueza no mundo registradas e ilustradas com gráficos no estudo. Entre eles está a informação de que 8% dos habitantes do planeta são proprietários de quase 80% da riqueza mundial, enquanto 92% ficam com cerca de 20% dos ativos (diversas formas de propriedade) — ver a figura “Pirâmide da riqueza”, na pág. 14 do estudo. Há também dados sobre situações que já são de conhecimento geral (por exemplo, o fato de que a riqueza mundial se concentra na América do Norte e na Europa), mas há gráficos informativos e úteis.

Parece evidente que tamanha desigualdade não poderia existir se o direito (os direitos locais e o direito internacional, que em tese deve presidir a cooperação internacional) fosse orientado para favorecer uma outra ordem econômica mundial. Um outro padrão civilizatório necessita de um outro direito. É missão dos juristas que se preocupam com a justiça econômica contribuir para a crítica dos direitos positivos locais em diversas frentes — em especial a das formas jurídicas da política econômica — e de suas articulações com o direito internacional formal (p. ex., o direito do comércio internacional), bem como os referenciais normativos de soft law, que influenciam como diversas políticas públicas e práticas privadas se estruturam hoje e se configurarão no futuro previsível. Nisto procura auxiliar a Análise Jurídica da Política Econômica (AJPE).

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: