Mais sobre a crise da ciência econômica

Já foram oferecidas, neste blog (ver aqui), informações sobre o debate a respeito da “crise da ciência econômica”, que se seguiu à crise do mercado de hipotecas nos EUA e seus reflexos econômicos mundo afora.

Além das referências indicadas, vale a pena mencionar a breve avaliação de um grupo de economistas  dos Estados Unidos, Alemanha, França, Dinamarca, que se reuniram ainda em 2008 em Berlim e elaboraram o documento intitulado: “The Financial Crisis and the Systemic Failure of Academic Economics” (A Crise Financeira e a Falha Sistêmica da Economia Acadêmica) — disponível aqui.

O documento destaca:

Uma vez que a maior parte do que é relevante e interessante na vida econômica tem a ver com a interação e coordenação de conjuntos de atores econômicos heterogêneos, a preferência metodológica por modelos de ator único limitou extremamente a análise econômica e a impediu de abordar assuntos de vital importância.

E, em uma de suas conclusões, assinala que o paradigma de análise econômica dominante no ensino da disciplina e agendas de pesquisa “tornou a economia cega para o papel das interações e conexões entre atores (tais como mudanças na estrutura de rede da indústria financeira provocadas pela desregulação e a introdução de novos produtos estruturados).”

É um documento que se adiciona à referências já feitas e suscita questões que merecem ser debatidas.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Ver matérias conexas neste blog:

One Response to Mais sobre a crise da ciência econômica

  1. […] Todos sabem da crise econômica que, em 2008-2009, alastrou-se mundo afora a partir da crise em 2007 no mercado das chamadas hipotecas subprime, nos Estados Unidos (ver aqui, aqui e aqui). Porém, é importante observar que, na esteira dessa crise, veio outra: tornou-se rapidamente um truísmo que a economia enquanto disciplina havia falhado em apontar problemas do mundo real, entrando assim, ela também, em crise (para algum material, ver aqui e aqui). […]

    Like

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: