A crise da ciência econômica e a AJPE

Na lista eletrônica do grupo “Direito, Economia e Sociedade” (GDES) têm circulado remissões a artigos sobre a crise da economia enquanto disciplina — que tem sido dominada, como se sabe, por pressupostos da chamada escola “neo-clássica”. Incidentalmente, esta é a mesma escola que alimentou o movimento chamado “Law and Economics” e sua “Análise Econômica do Direito”.

Os economistas têm sido criticados por falharem em prevenir a crise financeira e econômica e por não terem idéias consensuais sobre como superá-la. Jefferson Alvares e Carlos Augusto Oliveira  estão entre os que contribuíram com o envio de matérias. Aqui estão alguns links:

What went wrong with economics (The Economist)

The other-worldly philosophers (The Economist)

Efficiency and beyond (The Economist)

Economics is in crisis: it is time for a profound revamp (blog do Financial Times)

A failure of capitalism. Will economists escape a whipping? (Richard Posner em The Atlantic)

A essas matérias podem ser acrescentadas críticas vindas de matemáticos, físicos e outros, que desde o final de 2008 se referem à necessidade de reformar a ciência econômica. Ver, por exemplo, palestras em vídeo aqui. As palestras incluem uma sobre a idéia de se fazer um “projeto Manhattan” para a ciência econômica.

Entre as críticas à ciência econômica vinda de cientistas como matemáticos e outros está a que é adaptada de um discurso do famoso físico Richard Feynman sobre o que ele chamou de “cargo cult science“. Ver aqui. Ver, também, interessante (embora muito curto) artigo com o título “Economics needs a scientific revolution” [“A economia necessita de uma revolução científica”] do físico Jean-Phillippe Bouchaud, publicado na prestigiosa revista Nature e disponível aqui (via PC).

O debate interessa à Análise Jurídica da Política Econômica (AJPE), que se pauta pela abordagem interdisciplinar de questões jurídicas relevantes para a estruturação da política econômica.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Atualização 10-set.-2009:

  • Outra matéria sobre a crise da economia como disciplina foi publicada há pouco. Trata-se de artigo do ecomista Paul Krugman, com o título “Como os Economistas Erraram Tanto?” — ver aqui.
  • Ver, também, uma “defesa” da disciplina feita pelo economista Robert Lucas, publicada pela revista The Economist aqui.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – — – – –

Atualização 17-set.-2009:

  • Esclarecimentos de Paul Krugman sobre seu artigo (citado acima): Krugman defende o uso da matemática em economia — ver aqui.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Atualização 25-nov.-2009

  • Veja também o comentário de Robert Skidelsky aqui.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Atualização 11-out-2012

  • Ver comentários recentes sobre a crise de ideias na economia aqui e aqui.

Atualização 06-ago-2014

  • Ver também (aqui) matéria sobre crise no ensino da economia em várias parte dos mundo.

6 Responses to A crise da ciência econômica e a AJPE

  1. Thiago Jabor says:

    Na edição de março de 2009, a revista Wired publicou um artigo muito interessante sobre o uso da função de cópula gaussiana para a precificação de derivativos, e sobre como essa fórmula matemática alimentou a crise. O artigo pode ser acessado pelo link http://www.wired.com/techbiz/it/magazine/17-03/wp_quant.

    Abs

    Like

  2. marcusfaro says:

    Realmente um ótimo artigo, esse da revista Wired.

    Like

  3. […] a recente crise da ciência econômica, passa a despertar interesse, mesmo entre adeptos conservadores do movimento L&E, uma nova […]

    Like

  4. […] sobre a crise da ciência econômica Já foram oferecidas, neste blog (ver aqui), informações sobre o debate sobre a “crise da ciência econômica” que se seguiu à […]

    Like

  5. […] em apontar problemas do mundo real, entrando assim, ela também, em crise (para algum material, ver aqui e […]

    Like

  6. […] in Economics – students protest… On the crisis of "economic science", see links also here (post in Portuguese with links to materials in […]

    Like

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: