Direito e Economia: perspectiva ganha novo impulso

Já foi ressaltado neste blog que a abordagem conhecida como “Direito e Economia” (Law and Economics) desenvolveu-se desde os anos 1980, espalhando-se entre universidades dos Estados Unidos (EUA) com apoio de financiadores privados tais como a Olin Foundation (ver aqui). Esta abordagem e a sua estratégia conhecida como “Análise Econômica do Direito” (AED) tornaram-se um meio de fazer avançar políticas associadas ao conservadorismo político nos EUA, inclusive por meio do sistema judicial (ver aqui) . Os contrastes entre a abordagem da AED e outras, inclusive a da linha “Direito e Desenvolvimento”, são conhecidos (ver exemplo aqui).

Recentemente, uma outra fundação, a Ewing Marion Kauffman Foundation, anunciou que apoiará amplamente diversos programas acadêmicos nos EUA interessados em explorar “como o sistema jurídico pode mais eficazmente contribuir para propagar a inovação e o crescimento”. Trata-se da iniciativa “Direito, Inovação e Crescimento”, vista como um desdobramento de pesquisas e trabalhos acadêmicos realizados por várias décadas sob a perspectiva “Law and Economics”.

A iniciativa lançada pela Fundação Kauffman contará com a distribuição, no período de cinco anos, de US$ 10 milhões para diversos programas, incluindo US$ 2,8 milhões para centros de estudo nas seguintes universidades: Boston University School of Law; Columbia Law School; Stanford Law School; George Washington University Law School;  Harvard Law School; The University Iowa College of Law; e Yale Law School.

Será importante acompanhar os trabalhos oriundos dessa orientação que, com novos aportes financeiros, poderá renovar debates que ponham em causa as relações entre direito e economia — talvez de maneira mais adaptada à economia do século 21.

2 Responses to Direito e Economia: perspectiva ganha novo impulso

  1. […] A instituição em que Benkler trabalha é uma das que passou a receber apoio financeiro da fundação Ewing Marion Kauffman, que pretende relançar discussões sobre direito e economia, conforme já mencionado neste blog (ver aqui). […]

    Like

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: