Economistas debatem o pluralismo econômico

Como já indicado, a economia heterodoxa pode oferecer conceitos e perspectivas úteis à “Análise Jurídica da Política Econômica” (AJPE), evitando assim as limitações da chamada “Análise Econômica do Direito”, preferida pelo movimento conhecido como “Direito e Economia” (Law and Economics), que subordina a análise de questões jurídicas a postulados da escola neo-clássica de economia.

Ao permanecer aberta para o diálogo com a economia heterodoxa, a AJPE pode debruçar-se sobre temas (como cultura, teoria feminista, meio ambiente, linguagem, poder, inconsciente etc.), que ficam simplesmente excluídos da visão “neo-clássica” da economia, ou são por ela submetidos a um tratamento radicalmente reducionista.

Nesse sentido, vale a pena registrar que economistas heterodoxos de várias orientações estarão reunidos, nos dias 1-3 de junho de 2007 em Salt Lake City, nos Estados Unidos, no congresso “Pluralismo Econômico para o Século 21”, organizado pela Confederação Internacional das Associações para o Pluralismo na Economia, conhecida por sua sigla em inglês, ICAPE – International Confederation of Associations for Pluralism in Economics.

Do evento participarão alguns economistas de instituições brasileiras.

Veja a programação aqui.

E veja, também, a matéria correlata: “O Anti-utilitarismo como elemento de interdisciplinaridade da AJPE“.  

2 Responses to Economistas debatem o pluralismo econômico

  1. murilolubambo says:

    Creio que a divisão do debate acadêmico de ponta não está mais entre heterodoxia ou ortodoxia (economistas que me corrijam), mas no grau de incorporação da perspectiva institucionalista às análises, sejam sejam heterodoxas ou “neoclássicas”.

    Nesse sentido, um autor que se pode cunhar de “pluralista” pois busca modernizar a abordagem da velha economia institutional é Geoffrey Hodgson http://www.geoffrey-hodgson.info/
    Foi citado por Peter Evans em artigo já por nós analisado http://sociology.berkeley.edu/faculty/evans/evans_pdf/Institutional%20Turn%20Article_galley_proof_09Evans_12JAN05-8.pdf .

    O autor busca retomar “os fatos sociais em sua totalidade” ao mesmo tempo em que incorpora algumas perspectivas da New Institutional Economics (NIE).

    Hodgson dialoga cordialmente com North em excelente texto para discussão http://www.geoffrey-hodgson.info/user/image/whatareinstitutions.pdf com enorme ressonânica no debate jurídico.
    Ele inclusive colaborou nos encontros da ISNIE http://www.isnie.org/isnie-2005.html , apesar de não compartilhar vários fundamentos “utilitaristas”.

    Like

  2. marcusfaro says:

    Hodgson também participa do movimento post-autistic ecnomics…

    Like

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: